segunda-feira, 21 de novembro de 2011

É idiota ser-se idiota?

Embora a palavra idiota não provenha, etimologicamente falando, da palavra ideia, é bonito pensarmos que sim. 
Tentarmos arranjar a desculpa de que estas duas palavras estão de facto relacionadas é uma prática muito comum, nem que seja pelo lado cómico e ao mesmo tempo carinhoso com que nos deparamos quando nos são dirigidas  frases como "Não sejas idiota!"ou "Saíste-me cá um idiota". 
Enfim, uma ideia, boa ou má provém sempre de alguém que a tem em primeira mão, certo? Ou não seria ela uma ideia, uma luz que aos nossos olhos se transforma numa imagem que nos percorre o intelecto e que nos faz sentir de alguma forma especiais, inteligentes ou até iluminados.
Ao contrário da ideia, o idiota é que aquele sobre o qual podemos dizer que não tem ideia alguma, sendo desprovido de qualquer capacidade lógica de pensar, ou, em jeito de "shorcut", podemos apenas chamá-lo de estúpido, resumindo de imediato toda e qualquer explicação do seu significado.
Depois de descobrir o profundo antagonismo entre estes dois conjuntos de letras pensei que de facto seria impossível separá-los, e, se nada têm a ver um com o outro é porque de alguma forma se podem relacionar. 
É esta a minha opinião. Para mim um idiota tem ideias, podem ser estúpidas, podem ser desprovidas de qualquer sentido, mas afinal não é para isso que cá estamos?
Posso estar muito enganada mas muitas vezes são as ideias mais estúpidas que vencem nos dias de hoje, por isso, porque não termos ideias estúpidas? Porque não sermos idiotas?

Sem comentários:

Enviar um comentário