segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Idiota brinda-vos! New blood for a New year!

Há quem diga que é precisamente neste ano que o Mundo vai acabar. Se vai, não sei. Só sei que algumas particularidades existentes neste Mundo deveriam de facto ter um termo.
A teoria de que uma nova mentalidade irá surgir dentro da nossa espécie é de facto a mais optimista dentro da panóplia de desgraças que se prevém para o ano de 2012, e, não querendo ser demasiado pessimista - peço desculpa se estou talvez num dia menos airoso - as verdades que vamos conquistando ao longo das nossas vidas sobre tudo o que nos rege fazem-nos crer muitas vezes que não passamos de marionetas amestradas, e também nos fazem querer (e muito) viajar para outro planeta em busca de uma espécie menos controladora, (atentem à simpatia (es)forçada deste adjectivo!).
Em conversas de viagem deparei-me com um dilema com o qual, provavelmente, muitos de vós tiveram a infelicidade de se encontrarem.
O nosso país, e sim, estou a falar de Portugal, tem muitos umbigos. E o que é que eu quero dizer com umbigos? Quero dizer que cada um de nós vive dentro de um casulo, e a casca desse casulo é feita de um material impermeável àquilo que não nos interessa e muito permeável a tudo o que nos serve individualmente. 
Pensamos como seres individuais, que, de facto, não o deixamos de ser, mas esquecemo-nos que vivemos dentro de um Mundo onde existem muitos (mais ou menos 7 bilhões) seres da nossa espécie, iguais a nós! É verdade!
Quando falo disto, acredito obviamente que muito provavelmente uma das condições da nossa espécie é essa mesma, a de sermos egocêntricos, naturalmente egoístas, temos esse direito e é uma realidade. Também sei que a evolução da sociedade deu origem neste tipo de atitudes transformando o homem que caçava em grupo para se alimentar, ou que navegava pelos mares (também colectivamente) em busca de novas terras, num homem só que luta para atingir o primeiro lugar físico ou intelectualmente, desprezando e muitas vezes aniquilando grande parte daqueles que o rodeiam.
Gostava que pudéssemos parar para pensar numa frase que já uma velha amiga minha dizia "..o Homem não nasceu para viver sozinho!.." dizia repetidamente a minha velha amiga. Pois não poderia concordar mais com esta frase dita em tempos de liceu e que ainda hoje me ecoa nos ouvidos como uma grande verdade!
Não preciso de estar para aqui a enumerar a quantidade de erros que a nossa sociedade cometeu graças a não ter pensado nesta simples e humilde frase, mas sinto-me tentada a perguntar: será que precisamos todos de uma sessão de psico-terapia? Será que precisamos de uma transfusão de sangue?? Será que ele (o sangue) estará envenenado pela corrupção do nosso pensamento e das nossas atitudes?
Brindemos a isto e concerteza que este ano irá correr melhor!

Feliz 2012 a TODOS NÓS!!


I'VE GOT NEW BLOOD RUNNING THROUGH MY VEINS. DO YOU?

Astos Dizainas McCann Erickson  - acção promocial de marketing da empresa.



Sem comentários:

Enviar um comentário