Ainda que possamos pensar, por breves e escassos instantes, que fazer uma remodelação é coisa fácil, como quem vê o Querido Mudei a Casa e acha que aquilo é tudo feito num par de horas, podemos desde já colocar essa ideia estúpida de lado e arregaçar as mangas! É sempre uma carga de trabalhos!
Mas como quem corre por gosto não cansa, eu costumo dizer, e para não exagerar, que me imagino a fazer isto pelo resto da minha vida fora!
Desde a escolha de materiais, tintas (mate, brilhante, sintética, acrílica,etc), madeiras, pavimento, até aos objectos decorativos fixos, móveis, têxteis, e por aí fora, por mais definitivo que o projecto possa estar existem sempre mudanças desde o início até ao fim da obra! Não há hipótese! E ainda para mais, estando eu no começo da minha carreira, como é fácil de prever muitas vezes a falta de experiência ensina-nos muita coisa! O que não é mau de todo, e é assim mesmo que se aprende!
A ideia foi tentar encontrar uma base de cores que pudesse dar com tudo, para isso decidimos pintar tudo de branco para nos esquecermos do antigo estabelecimento e das suas cores tão veggies a fim de ter uma ainda melhor noção do potencial do espaço.
Aqui vai uma série de registos fotográficos feitos ao longo da obra...
Eu armada em artista e lá atrás o papel de parede escolhido! |
Montagem do balcão |
Após a pintura do espaço, deicidi enfatizar mais a área que iria receber os grandes mestres do sushi, destacando-os de algum modo em relação ao resto, e criando um espaço, como que uma caixa, onde eles pudessem ter tudo o que necessitam para elaborar as suas iguarias. As paredes laterais foram pintadas de preto e na parede do fundo foi dada uma camada de tinta areada/mesclada cinzenta dando um efeito crú de cimento acabado de "chapar".
Montagem do balcão |
A montagem do balcão teve a sua ciência, não só porque já era um balcão anteriormente utilizado num restaurante de sushi, portanto contendo em si as moléculas nipónicas devidamente treinadas para receber novos mestres de sushi, como também teve de ser adaptado ao novo espaço exigindo muita perícia por parte de quem o reconstruiu!
Colocação do pavimento |
Como todas, ou quase todas as obras de remodelação (ou não) têm como princípio activo o low budget, nomeadamente nos tempos que correm, a escolha do pavimento foi de acordo com essa mesma premissa.
É claro, e como todas as pessoas que estivessem no meu lugar como principiante nestes meios, a vontade que nos dá de colocar um cimento afagado com uma epoxy(zinha) por cima é AUTOMÁTICA! Para não dizer INSTINTIVA!
Mas embora a qualidade seja boa, já não se pode dizer o mesmo do preço, para não falar da mão de obra altamente especializada que seria necessária para elaborar tal capricho!
Foi então escolhido um pavimento escuro, a imitar ardósia 41x41, encontrado a um preço impecávelmente simpático no Leroy Merlin (no final de tudo apresentarei a ficha técnica completa, so do not worry).
Fim da colocação do pavimento |
Balcão quase terminado com parede do fundo já com a tinta areada colocada. |
Amanhã falarei da história do papel...não foi por acaso!
Sem comentários:
Enviar um comentário